quinta-feira, 5 de março de 2009

And the Oscar goes to...

Slumdog Millionaire

Melhor filme, diretor, roteiro adaptado e mais cinco categorias. Nada mais, nada menos, que oito estatuetas. Aliás, as mais prestigiadas e cobiçadas do mundo cinematográfico. Esses foram os prêmios que o filme "Slumdog Millionaire", ou "Quem quer ser um Milionário?", ganhou no último dia 22, na maior premiação do cinema. Poderia ter falado da premiação antes, mas seria errado falar de algo que ainda não tinha visto. Na verdade, não vou falar do Oscar em si, mas sim, do filme. Melhor... de sua trilha sonora, que mais do que justo, ajudou a equipe do filme a juntar mais dois (acho que mixagem do som não entraria aqui...) carecas dourados.

O filme passa em Mumbai, na Índia, e conta a história de Jamal, Latika e Salim. Não vou contar a história aqui, pois estragaria a surpresa de quem ainda vai assistir. Mas posso garantir que o filme não seria o mesmo sem suas canções que muito se diferem das dos filmes hollywoodianos. As músicas indianas realmente destacam a peculiaridade daquele país que, assim como o Brasil, tem muita pobreza, mas também uma cultura muito rica.

A minha canção preferida não é a que ganhou o prêmio de melhor canção no Oscar (post acima). Prefiro a que chamam de "Latika's Theme". Tudo bem que é a que mais se aproxima das músicas que nós já estamos habituados a ouvir, mas mesmo assim, ela é diferente. Pra variar, não sei explicar o porquê. Deve ser algo pessoal... Enfim, acessem o Youtube. Lá tem toda a trilha sonora de "Quem quer ser um Milionário?" Ouçam as canções da M.I.A, aliás, a única cantora mais conhecida por aqui. Escutem também "O Saya", outra indicação à melhor "Canção Original". Pra mim, ela resume bem o ritmo do filme.

Mas... aí vai uma dica melhor: vão ao cinema, pois só a interação das músicas com as cenas explica a razão do merecido "Queria agradecer, primeiramente, a todos a que assistiram ao filme" e todo aquele blá blá blá que todos já conhecem...

Nenhum comentário: