segunda-feira, 13 de julho de 2009

"Emos" = novos rockstars???


Hoje é o Dia Mundial do Rock. Na maioria dos jornais, a história desse gênero musical. Nas emissoras de música, shows e mais shows retransmitidos. A revista Rolling Stone trouxe tudo isso antes. Na edição do mês passado, uma página só com a "biografia" do Rock n' Roll. Nas rádios, só se fala disso. Mas, afinal, o que é rock? Bom, de acordo com o dicionário Oxford (apud Rolling Stone), Rock and Roll é "um tipo de música popular nos anos 50, com batidas fortes e melodias simples". É... acho que essa definição está um tanto quanto antiquada. Enfim, não quero discutir quem realmente foi o precursor do rock. Vou sair desse debate clichê e colocar em discussão o rock nacional.

Primeiramente, na minha opinião, cada um tem um conceito de rock na cabeça. Alguns autores de blogs mostraram isso. Por exemplo, o Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas, disse em sua página que Pitty, NX Zero e Fresno são os maiores representantes do rock brasileiro atual. Sinceramente?? Não concordo com isso. Não que eu tenha algum preconceito. Pelo contrário, até canto algumas músicas deles. Mas compará-los com Legião Urbana, Capital Inicial, Titãs e Paralamas do Sucesso (claro que antes desses três últimos virarem bandas de pop/rock), já é demais.

Entretanto, pensei o dia todo em quem eu poderia citar como a grande representação do rock de hoje. Pensei até agora e desisto. É claro que existem várias bandas com muito potencial, mas venhamos e convenhamos, eles ainda não conseguiram passar a verdadeira mensagem do rock. Aí vem a pergunta: que mensagem é essa? E eu respondo citando um texto que li há um ano, mais ou menos. O texto se chama "Cultura Rock e Arte de Massa", e é de Antônio Marcus Alves de Souza. Ele diz: "a cultura rock é como um sistema que inicia o adolescente na sociedade e pode modular desde suas pequenas atitudes até sua compreensão e adesão política no mundo".

Bom, Pitty, NX Zero e Fresno podem até moldar a personalidade dos adolescentes de hoje em dia. Mas pelo que já percebi, será muito difícil eles conseguirem fazer com que seus fãs compreendam a situação política brasileira, por exemplo, com suas composições. Vale lembrar também que fazer cover de "Que país é este?" não é fazer rock. Mas não sejamos tão cruéis, né? Pelo menos eles têm a intenção de apresentar o rock às novas gerações. Nem que seja de uma forma distorcida. Tá... o que quero dizer é que realmente fiquei pensativa com a afirmação do Tico Santa Cruz.

Mas, então, qual é o destino do rock brasileiro? O texto da Rolling Stone sobre a história do rock termina assim: "Enquanto houver ao menos um baixo, uma bateria e uma guitarra no mundo, haverá rock n'roll". É... se for para pensar assim, então, realmente temos que "aceitar" que Pitty, NX Zero e Fresno são os nossos rockstars.

Aliás, veio na minha cabeça outro pensamento: se pensarmos bem nessa última frase citada, o rock está longe de acabar. Afinal, Guitar Hero está aí e em setembro já vai ser lançada a versão 5. Ahhh... já estou viajando. Feliz dia do Rock!

4 comentários:

Skydelic disse...

Poise...realmente o Rock nacional esta sem grandes representantes que se possa dizer...ESSA É A BANDA DO MOMENTO como aconteceu com Raimundos (é claro que vem em primeiro pq p/ mim foi a melhor),Legião Urbana, Paralamas do Sucesso,Charlie Brown Jr etc...Eu também não acho mesmo que seja PITTY, NX 0 e FRESNO!!! QUEM E FRESNO???? E particurlamente eu acho que Pitty simplismente tenta ser uma copia barata da Eme Lee do Evanescence e des de quando ouvi ela falar em uma entrevista que nunca fez aulas de canto ou penssou em cantar EU COMECEI A REALMENTE ACREDITAR pq a voz dela nao e legal como ela penssa que é.Mas enfim gosto não se descuti e p/ mim hj se eu fosse falar sobre representante do Rock Brasileiro também não ia conseguir falar mas com certeza nao seria as mesmas do Fresno e acho que escolheria O Rappa mesmo sabendo que o estilo deles nao e Rock mas como tb não classifico ela como banda de Reggae eu escolho eles. =)

TE AMOOOOOO

Skydelic disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Moreira disse...

Se fosse por talento, esses caras não estariam ai, ate um caipira que faz do seu serrote um violino, estaria na midia se tambem tivesse o apoio de um cara como o Rick Bonadio, as bandas idependentes nao conseguem competir com todos os recursos que esse(s) cara(s) tem...
O cenario idependente precisa de mais destaque, isso é fato...
chega dessa juventude alienada que só escuta os mesmos "rocks clones" e que passam a tarde inteira vendo tv.

Felipe disse...

ops: e tá ai pra quem quiser acessar

www.myspace.com/bifeabolonhesa

kkkkkkkkkkkkkkkkk