quinta-feira, 24 de abril de 2008

Entre Trilhas

Mônica Plaza e Tatiane Alves

Hoje, vamos falar de trilha sonora de novelas. Para muitos, um assunto inútil. Para muitos outros, a visão de que essa é uma grande oportunidade de divulgar e expandir a outros horizontes o trabalho de grandes artistas. Muitos cantores se tornaram consagrados no meio musical por terem suas músicas como tema de novelas.

Trilhas nacionais

A trilha sonora com músicas nacionais geralmente é lançada na primeira fase de uma novela. Alguns grandes artistas da Música Popular Brasileira já são figurinhas garantidas. Quem nunca ouviu uma música de Djavan, Daniela Mercury, Caetano Veloso, Vanessa da Mata ou Ana Carolina?

Em Paraíso Tropical, ouvir Caetano Veloso cantando “Não enche” era sinônimo de que Bebel (Camila Pitanga) estava chegando no horário nobre para aprontar mais uma de suas confusões. Ano passado, a música que foi lançada, em 1998, estourou como o tema da garota de programa da novela de Gilberto Braga.

Outra música marcante para a história da teledramaturgia brasileira foi um dos temas de abertura de Malhação. “Te levar”, do grupo Charlie Brown Jr., foi a música-tema do seriado entre os anos 2000 e 2007. Os acordes da canção ecoavam pelas casas de milhões de brasileiros. Era o sinal que a novelinha estava começando. Essa música fez parte da adolescência de muitos brasileiros e está entre os temas mais marcantes da televisão no nosso país.

Trilhas internacionais

Depois de lançar a trilha nacional, mais ou menos no meio da trama, a trilha internacional chega ao mercado. Artistas como Rod Stewart, Shakira, Robbie Williams, Diana Krall, estão sempre presentes entre as composições escolhidas.

Na novela Mulheres Apaixonadas, “Imbranato”, do cantor Tiziano Ferro, acompanhava as cenas entre o Padre Pedro (Nicola Siri) e Estela (Lavínia Vlasak). No final da trama, depois de muito lutar para conquistar o padre, Pedro largou a batina e se entregou ao amor da socialite. A trilha sonora dessa novela foi um dos últimos grandes sucessos de vendas da Rede Globo e vendeu mais de um milhão de cópias.

A música-tema sensação do momento é "Same Mistake" do cantor James Blunt. Maria Paula, personagem de Marjorie Estiano, em Duas Caras, tem suas cenas cotidianas embaladas por essa, que é mais uma que exemplifica as milhares de canções que se tornaram sucesso depois de serem lançadas em uma novela. É impossível ouvir a música no rádio ou no carro ao lado e não se lembrar dos dramas vividos por Maria Paula.

Seja das 6, das 7 ou das 8, o que importa é a emoção que elas causam nos telespectadores. Internacional ou nacional, o fato é que sem as trilhas sonoras para embalar os personagens nas novelas, tudo seria muito sem graça. A música faz parte da vida de todo mundo, e é claro que não podia faltar nas tramas da televisão. Sem dúvida, elas dão um toque pra lá de especial nas cenas.

2 comentários:

Tatiane Alves disse...

Nossa!
Não é porque o texto é nosso, mas ele tem uma magia que te envolve do começo ao fim da leitura.
E que futuro...

Juliana disse...

Esse é o futuro do jornalismo mesmo... bacana, hein! hahaha
mas adorei, é isso ai, nada com juntar os talentos e os meios de comunicação... vc entendem ne?