sexta-feira, 4 de abril de 2008

Vanessa da Mata

"Ainda bem que você vive comigo
Porque se não, como seria essa vida?
Sei lá, sei lá..."
Ainda bem que a música popular brasileira ganhou um talento como Vanessa da Mata. Essa mineira, nascida em 1975, na pequena cidade de Alta das Garças, veio ao mundo predestinada ao sucesso. Vanessa apresenta em suas cañções, uma mistura de ritmos como samba, reggae, bossa nova, fruto das influências que sofreu na infância.

O sucesso bateu à sua porta quando chegou aos ovidos de Maria Betânia, sua composiçõ com parceria de Chico César, "A força que nuca seca". Assim, Vanessa ficou conhecida no Brasil.
"Cada braço na força
De força num gênio, na nota
Palatas só cerca, não leva
Água na estrada morta
E a força nunca seca"

Mas foram as novelas que consagraram Vanessa no meio musical. Ela é figura garantida nas trilhas sonoras das novelas globais.
"Eu perdi o meu amor para uma novela das oito
Desde essa desilusão, eu me desiludi
O meu coração palpita parte, poupando-me de um pouco de sonhos
Depois desse desengano"

"Eu não sei o que vi aqui
Eu não sei pra onde ir
Eu não sei porque moro ali
Eu não sei porque estou"
"Onde ir" integra o 1º CD de Vanessa, lançado em 2002, e foi música da novela "Esperança".

"Não me deixe só" foi um dos hits mais tocados nas pistas de dança de todo o Brasil.
"Não me deixe só
Eu tenho medo do escuro
Eu tenho medo do inseguro
Dos fantasmas da minha voz"

Sucesso na voz de RobertoCarlos, a reeleitura feita por Vanessa foi tema da novela "Celebridade", de Gilberto Braga.
"Olhe aqui, preste atenção
Essa é a nossa canção
Vou cantá-la seja onde for
Para nunca esquecer o nosso amor, o nosso amor"

O segundo CD da cantora é outro grande sucesso. "Ai, ai, ai" embalava as grandes festas ocorridas na novela "Celebridade". Rendeu à cantora, o prêmio Multishow de melhor música, em 2006, e foi a música nacional mais tocada nas rádios do Brasil.

Assim, Vanessa vai traçando a história de uma gata,
"Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres
Senhor, senhora, senhorio
Felino, não reconhecerás"

Com o sucesso já consolidado no Brasil, Vanessa lançou, no ano passado, seu novo álbum, "Sim". O novo CD conta com grandes parcerias. E o grande hit da vez é "Boa Sorte/Good Luck", uma parceria com Ben Harper. Música entre as dez mais tocadas e campeã de downloads na internet. Vanessa já caiu no gosto do povo brasileiro.

Gostou do texto?
Autora: Tatiane Alves

3 comentários:

Tatiane Alves disse...

Que texto maravilhoso!
Que musicalidade...
Essa autora nasceu para falar de música...
Foi um prazer imenso ler o texto.

Só tenho a agradecer por você nos presentear com uma obra como essa.
Esse texto é, literalmente, música para os olhos!

Juliana disse...

Não achei esse texto nada demais... mas enfim... hehehe
Brincadeirinhas à parte, tenho que admitir que o texto ficou mto bom mesmo... durante a leitura, consigo ate ouvir a música... hehehe

Laura Maria disse...

Adoro a jornalista Tatica!