terça-feira, 1 de abril de 2008

Welcome to the Hotel California

Desde o último post, fiquei pensando no que poderia me inspirar para escrever o próximo. Até que domingo, lá estava eu na minha caminha quentinha quando, de repente, escuto um barulho de violão bem alto, seguido de percursão. Não. Não tinha nenhum adolescente "aprendiz de músico", não. Era o DVD que tocava bem alto. Em um momento de empolgação, meu pai ligou o aparelho às 10 h da matina. Em pleno domingo!!!! A princípio, fiquei indignada. Mas depois, lembrei que tinha um belo blog com o tema música para escrever. Aí pensei comigo: "Por que não falar de 'Eagles'?"


Quem nunca escutou, seja em qualquer versão, "Welcome to The Hotel California"? Eu já ouvi até uma salsa com a letra. Enfim, o DVD que tenho dessa música é o "Eagles: Hell Freeze Over", que tem um show acústico do conjunto gravado em 1994 ou 95 (não me lembro ao certo). Mas 2001 foi o ano da minha descoberta. Foi quando o meu pai comprou o aparelho DVD e o DVD do grupo juntos. Isso porque, o acústico estava passando em um das TVs da loja. E desde então,"Eagles" sempre se "apresenta" lá em casa quando há uma reunião de família ou quando o meu pai se empolga mesmo.


Uma análise profunda

Certa vez, estava eu com algumas amigas, sem nada para fazer, e resolvemos escutar "Eagles". Foi aí que eu tentei interpretar a letra da famosa canção "Hotel California". O que será que ela tem a dizer? Bem, eu não entendi muito bem qual era a intenção do autor. Só sei que a música tem uma abordagem bem sombria e que dá medo.

"Então ela acendeu uma vela e me mostrou o caminho. Havia vozes adiante no corredor, Eu achei que ouvi-as dizerem... Bem-vindo ao Hotel Califórnia, Um lugar tão encantador, um rosto tão encantador. Muitos quartos no Hotel Califórnia, Qualquer época do ano, você pode encontrar aqui."

Vai dizer que não te assusta? Sem falar do final da música:

"A última coisa que me lembro, eu estava fugindo para a porta. Eu tinha de encontrar a passagem de volta ao lugar onde estava antes. 'Relaxe', disse o homem da noite, 'Nós estamos programados para hospedar: você pode desocupar o quarto a qualquer hora que deseje, mas você nunca pode ir embora!' "

Eagles

Tudo bem. Se te assusta ou não, eu não sei. Mas como disse antes, minha intenção era falar de Eagles e não de uma das únicas músicas que fizeram muito sucesso deles. Por isso, aqui vai o meu alerta: Eagles não se resume somente a "Hotel California". Eagles foi um dos maiores grupos de country rock que existiu nos anos 70. Assim, para quem gosta do gênero, "Learn to be still" e "Another Tequila", resumem bem o estilo. Já para os apaixonados, com os corações partidos, a boa pedida é "The Heart of the Matter".



Enfim, se foi pela empolgação do meu pai ou não, só sei que gostei muito de ter sido acordada com "Eagles". E aliás, mais uma vez, "Welcome to my blog".


4 comentários:

Laura Maria disse...

Meu comentário é super válido: não sei que atriz disse uma vez em entrevista que "suicídio era ficar presa num quarto escutando Hotel California". E olha, tenho de concordar. Clássicos por clássicos, fico com Sinatra.

Juliana disse...

"On a dark desert highway... cool wind in my hair..."

Pois eu discordo com a dona laura e concordo com vc. Eagles, the best classic ever! hehehe

Tatiane Alves disse...

Gosto da música...

Ela veio no meu mp4 e como não tinha computador em casa ouvia pelo menos 4 vezes aos dia. Entre as estações do metrô Praça do Relógio e Galeria. Só não ouvia mais porque a música é muito grande, duas vezes já era suficiente para completar a viagem.

Laura Maria disse...

Video Killed The Radio Star
Buggles

I heard you on the wireless back in Fifty Two
Lying awake intent at tuning in on you.
If I was young it didn't stop you coming through.

Oh-a oh

They took the credit for your second symphony.
Rewritten by machine and new technology,
and now I understand the problems you can see.
Oh-a oh

I met your children
Oh-a oh

What did you tell them?
Video killed the radio star.
Video killed the radio star.

Pictures came and broke your heart.
Oh-a-a-a oh

And now we meet in an abandoned studio.
We hear the playback and it seems so long ago.
And you remember the jingles used to go.
Oh-a oh

You were the first one.
Oh-a oh

You were the last one.

Video killed the radio star.
Video killed the radio star.
In my mind and in my car, we can't rewind we've gone to far
Oh-a-aho oh,
Oh-a-aho oh

Video killed the radio star.
Video killed the radio star.

In my mind and in my car, we can't rewind we've gone to far.
Pictures came and broke your heart, put the blame on VCR.

You are a radio star.
You are a radio star.
Video killed the radio star.
Video killed the radio star.
Video killed the radio star.
Video killed the radio star.

Lembrei dessa musiquinha dos anos 80 e pensei não só no seu blog como seu projeto final!