segunda-feira, 12 de maio de 2008

Top 3 - Planeta Country


Bom, para quem não sabe ainda, tenho um pouco de sangue mineiro correndo nas veias. Acho que por isso que desde criança sou acostumada a ouvir músicas sertanejas. Na maioria das vezes, são músicas de raízes, daquelas que a gente só ouve em cidades do interior. Minha família por parte de pai gosta muito desse estilo musical. Ontem mesmo, que foi o dia das mães, minha avó se empolgou ao ver na TV uma dupla, que não estou lembrando o nome, cantando "Buquet de Flores". Foi meio chato, mas era dia das mães né, fazer o quê? Aliás, tenho uma tia também que está louca para ir ao show do Chrystian e Ralf. Não tenho nada contra, só não sou muito fã.

Como já disse, desde quando eu era pequena, ouço essas músicas. Mas, como já tenho 20 anos (quase 21!), sou mais acostumada e tenho mais intimidade com a música sertaneja moderna (ou para alguns, um country mais brasileiro. Mas não gosto muito dessa definição, pois acho que toda a identidade da cultura do nosso país se perde no verbete em inglês). Nos meus 11, 12, 13 anos, me amarrava em escutar Zezé di Camargo e Luciano e Leandro e Leonardo. Acha brega? Eu não. É um costume cultural que eu aprendi a conviver e a gostar.

Por que, então, eu coloquei no título "Planeta country"? Porque quando eu estava voltando para casa, hoje, sintonizei em uma rádio, na qual passava um programa intitulado com essa denominação. Aí, as três músicas que tocaram me fizeram cantar bem alto, como se estivesse no banheiro (não só eu, como minha amiga Tati também), e me inspiraram a fazer este post. E é por essa razão que elas fazem parte do Top 3 desta semana. Aliás, há uma coisa em comum entre as duplas que tocaram...

3º lugar - "Deixei de ser cowboy por ela", Chitãozinho e Xororó

Essa é uma das duplas mais antigas desse estilo. A dupla composta pelo pai e tio da duplinha teen Sandy e Júnior (rótulo mais que injusto, pois seria o contrário) começaram a se destacar (pelo menos na minha vida) com "No rancho fundo", que é um dos seus maiores sucessos. Mas a 3ª posição de hoje merece destaque, pois também não passou batida quando lançada. O refrão abaixo pode até ser um pouco enjoativo, mas vale a pena escutar e cantar.

"Deixei de ser cowboy por ela
Parei de viajar por ela
Larguei minha paixão por ela
Deixei de ser feliz por ela
Assim eu me enganei por ela
Por isso resolvi mudar
São segredos da paixão
Por eu não ser mais peão
Ela resolveu me abandonar"

2º lugar - "Entre tapas e beijos", Leandro e Leonardo

Na verdade, a versão da música que está tocando nas rádios é mais moderna, na voz de uma outra dupla (esqueci o nome também). Com solos de guitarra, ela está inovada. Mas não vou mentir. A versão de Leandro e Leonardo é a melhor. Sempre me faz lembrar uma menina que trabalhava na minha casa e gostava de varrer o chão cantando essa música. Eu achava o máximo, principalmente, quando começava a ouvir aquele:

"Perguntaram pra mim
Se ainda gosto dela

Respondi tenho ódio
E morro de amor por ela..."

1º lugar - "Tarde demais", Zezé di Camargo e Luciano

Qual sucesso dessa dupla que não faz a gente cantar? Seja alegre ou de dor de cotovelo, "Pão de Mel" ou o inesquecível (e já chatinho) "É o amor", só sei que qualquer música dos dois filhos de Francisco (ainda bem que eles não ficaram conhecidos como o pai e o tio da Wanessa Camargo) consegue conquistar o seu público. Ahh... dentre as histórias dos meus familiares, tenho uma prima que é fanática por eles. Lembro que ela tinhas vários pôsteres na parede do quarto dela. Era legal. Minha mãe também já foi a um show deles, e ela me deu uma fotinha que a organização dava na entrada do show.

"Tarde demais

Eu já refiz meu caminho

Tarde demais

Você já perdeu meu carinho

Por isso, estou passando só pra dizer

que é tarde demais

Xa lá lá lá lá lá lá (palmas)"


Conseguiram achar o "lugar em comum"? Coincidência ou não, consegui reunir os velhos A.M.I.G.O.S aqui no meu blog.

8 comentários:

Olívia Florência disse...

Pra mim, a melhor música sertaneja do mundo, sem discussão é 'fio de cabelo', do xitãozinho e do xororó!!!
"E hoje, o que eu encontrei me deixou mais triste, um pedacinho dela...
e aqueeeeeeeeeeeeeeele fio de cabelo comprido, já esteve grudado em nosso suooooooor"
ahahhahahahha
gélous, a melhor mesmo é uma que eu não lembro agora, ahahha, mas juro que até o fim do semestre eu lembro!

Tatiane Alves disse...

Os amigos são muito bons mesmo.
Já fui muito fã, é verdade, mas hoje eu gosto mais do Zezé e do Lu. Cantar esses sucessos é maravilhoso. Precisamos voltar mais vezes naquele horário.
hauaauahuahahahahu

O post ficou excelente!

Carla Azevedo disse...

Compartilho dessa herança musical, Mônica! Minha mãe se amarra em música sertaneja e, consequentemente, a gente acaba aprendendo uma ou outra coisinha, cantando essa ou aquela música.
Ótimo post. Beijocas!

Daniel Bastos disse...

Em volta de uma fogueira, assando batata doce e tomando cachaça mineira, é a melhor trilha sonora. =)

Daniel Bastos disse...

Pois é, preciso ver esse filme. Dizem ser um clássico do trash moderno. Hehe.

Unknown disse...

Adoreiiii o post!
Muito bom mesmo!
Fui lendo a matéria e cantando junto as "dores de cutuvelo"! Hahahahaha!!!

Ainda espero ansiosamente pelo tema FUNK nesse blog!!!

Beijooos!

Juliana disse...

Olha, se tem uma coisa que eu entendo, é de "caipirice". Afinal, venho do interior paulista, bem perrrtinho de Jaguariuna, onde nasceram grandes nomes da musica sertaneja. Confesso que a minha preferida é "Eu vou ficar guardado no seu coraçããoooooooo... saudade vai chamar meu nomeee". Vale lembrar que as novas duplas sertanejas estao mandando muito bem também, ocupando espaço sem perder a tradição, estou falando como mais nova ´fã de Victor e Leo!

Laura Maria disse...

Estava tão tristonho quando ela apareceu
Seus olhos, que fascínam logo estremeceu
Os meus amigos falam que eu sou demais
mas é somente ela que me satisfaz
É somente ela que me satisfaz
é somente ela que me satisfaz
Você só colheu o que você plantou
Por isso é que eles falam que eu sou sonhador
Me diz o que ela significa pra mim
se ela é um morango aqui do nordeste
Tú sabes, não existe sou cabra da peste
apesar de colher as batatas da terra
com essa mulher eu vou até pra guerra

Aaaaai, é amoooor
Ai ai ai é amor,
é amor